segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A pedagogia teatral de Jacques Lecoq


1.1- Tendo como referência o texto de Lúcia Romano “ O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico”  discorra sobre o legado de Jacques Lecoq no contexto do teatro contemporâneo.
Considere a seguinte afirmação de Lecoq, para refletir sobre os exercícios e/ou cenas de Arlequim nos vídeos disponibilizados pela plataforma da disciplina:
Assistindo o vídeo percebe-se que Alberto Camerini, trabalha com mímica corpórea, no qual o ator exprime suas potencialidades comunitárias e artísticas, onde não é a ausência de textos falados, mas a geração de um corpo expressivo que emprega o visual e o sonoro, numa valorização do silêncio e do som. Percebe-se também a presença da máscara que implica na estruturação da expressão do som e do corpo.
"As nove atitudes (de Arlequim) e suas justificativas dramáticas são interessantes, por serem portadoras de várias contradições. (...) Todas as grandes atitudes são portadoras de múltiplas possibilidades e, nisto, são eminentemente teatrais e pedagogicamente ricas. Cabe aos alunos aventurar-se, descobrir todas as possibilidades, especialmente nas passagens de uma atitude à outra (Lecoq, 2010:79)."
II- Considerando as reflexões de Dario Fo a respeito da máscara teatral, desenvolva os seguintes termos e conceitos:
2.1- gestualidade e gesticulação
Para Dario Fo Dario Fo a gestualidade está num segundo plano se apegando as palavras como foco da sua interpretação, para ele o ator deveria se preocupar em controlar a própria gestualidade, para alguns atores constituí-se numa verdadeira luta controlar seus movimentos, nunca sabem o que fazer com os pés e as mãos, e esses pequenos gestos perdidos desviam a atenção do público do que deve ser visto em cena, e entrega um ator sem consciência de suas ações. Pois é necessário que haja uma seleção dos gestos e total consciência dos mesmos por parte do ator, para que esse se comunique sem utilizar uma gama exagerada de movimentação. Na gesticulação há um conjunto de gesto que fazem uma mímica a se apresentar.
Em relação às máscaras, Dario Fo articula a ideia de que é impossível fazer caretas ou expressões bizarras, então o ator consegue dar expressão e mobilidade a mascara devido à contribuição gestual de todo o corpo.
Com tudo isso a mascara impõe uma síntese do gesto no qual envolve a gestualidade corporal atingindo um efeito de multiplicidade de gestos.

III- Quais relações é possível estabelecer entre o Teatro Imagem de Augusto Boal, os exercícios sobre cenas estáticas desenvolvidos na disciplina e/ou postados na plataforma e as fotonovelas desenvolvidas pelo projeto Arte/Fatos?
O teatro de imagens de Boal tem como objetivo ajudar os participantes a pensar com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus próprios corpos e objetos.
As cenas estáticas desenvolvidas pelo projeto Arte/Fatos, são cenas elaboradas por atores são fotografadas e dispostas sequencialmente para contar uma história, assim, ela pode ser um exercício que utiliza um repertorio expressivo e gestual para comunicar o sentido da história através de cenas estáticas, sem movimentos.


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