1.1- Tendo como referência o texto de Lúcia Romano “ O Teatro do
Corpo Manifesto: Teatro Físico” discorra sobre o legado de Jacques Lecoq
no contexto do teatro contemporâneo.
Considere a seguinte afirmação de Lecoq, para refletir sobre
os exercícios e/ou cenas de Arlequim nos vídeos disponibilizados pela
plataforma da disciplina:
Assistindo o vídeo percebe-se que Alberto Camerini, trabalha com
mímica corpórea, no qual o ator exprime suas potencialidades comunitárias e
artísticas, onde não é a ausência de textos falados, mas a geração de um corpo
expressivo que emprega o visual e o sonoro, numa valorização do silêncio e do
som. Percebe-se também a presença da máscara que implica na estruturação da
expressão do som e do corpo.
"As nove atitudes (de Arlequim) e suas justificativas
dramáticas são interessantes, por serem portadoras de várias contradições.
(...) Todas as grandes atitudes são portadoras de múltiplas possibilidades e,
nisto, são eminentemente teatrais e pedagogicamente ricas. Cabe aos alunos
aventurar-se, descobrir todas as possibilidades, especialmente nas passagens de
uma atitude à outra (Lecoq, 2010:79)."
II-
Considerando as reflexões de Dario Fo a respeito da máscara teatral, desenvolva
os seguintes termos e conceitos:
2.1- gestualidade e gesticulação
Para Dario Fo Dario Fo a gestualidade está num segundo plano se apegando as
palavras como foco da sua interpretação, para ele o ator deveria se preocupar
em controlar a própria gestualidade, para alguns
atores constituí-se numa verdadeira luta controlar seus movimentos, nunca sabem
o que fazer com os pés e as mãos, e esses pequenos gestos perdidos desviam a
atenção do público do que deve ser visto em cena, e entrega um ator sem
consciência de suas ações. Pois é necessário que haja uma seleção dos gestos e
total consciência dos mesmos por parte do ator, para que esse se comunique sem
utilizar uma gama exagerada de movimentação. Na gesticulação há um conjunto de
gesto que fazem uma mímica a se apresentar.
Em
relação às máscaras, Dario Fo articula a ideia de que é impossível fazer
caretas ou expressões bizarras, então o ator consegue dar expressão e
mobilidade a mascara devido à contribuição gestual de todo o corpo.
Com
tudo isso a mascara impõe uma síntese do gesto no qual envolve a gestualidade
corporal atingindo um efeito de multiplicidade de gestos.
III-
Quais relações é possível estabelecer entre o Teatro Imagem de Augusto Boal, os
exercícios sobre cenas estáticas desenvolvidos na disciplina e/ou postados na
plataforma e as fotonovelas desenvolvidas pelo projeto Arte/Fatos?
O
teatro de imagens de Boal tem como objetivo ajudar os participantes a pensar
com imagens, a debater um problema sem o uso da palavra, usando apenas seus
próprios corpos e objetos.
As
cenas estáticas desenvolvidas pelo projeto Arte/Fatos, são cenas elaboradas por
atores são fotografadas e dispostas sequencialmente para contar uma história,
assim, ela pode ser um exercício que utiliza um repertorio expressivo e gestual
para comunicar o sentido da história através de cenas estáticas, sem
movimentos.
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