domingo, 28 de outubro de 2012

Sobre as várias formas de máscaras


UAB - Universidade Aberta do Brasil
Polo de Primavera do Leste-MT

Disciplina: Pedagogia do Teatro 1 TEA UAB 3

Professora Autora: Sonia Paiva
Professora Supervisora: Cyntia Carla
Turma: Teatro 11
Aluno: Vilma de Jesus Marinho
Tarefa: Sobre as várias formas de máscaras
No blogger Moitará, pode-se observar que a confecção de uma Máscara Teatral não basta à pessoa que trabalha com máscara ter um conhecimento técnico dos materiais utilizados em sua confecção. É importante idealizar enquanto um elemento que detém características próprias necessárias para sua funcionalidade cênica, considerando sua relação com o espaço físico onde será utilizado, contexto na qual está inserida, época e todas as suas particularidades de estilo de linguagem. Assim é necessário realizar estudo reunindo informações existentes sobre a índole da personagem, as características tipológicas, os estímulos sensoriais e todos os aspectos de ordem fenomenológicas e conceituais, individualizando dentro de um contexto histórico e cultural que esteja de acordo com a necessidade do tipo de Máscara que pretendemos construir.
Dá para entender que a Máscara Teatral não é um simples objeto artístico para cobrir o rosto, substituindo o trabalho de ator. A linguagem da Máscara é feita de luz e sombra, de sons fortes e suaves, de silêncio, de movimentos e pausas, harmoniosamente contrapostos. A Máscara Teatral, diferentemente de um quadro ou uma escultura, somente ganha sentido de vida quando utilizada por um ator comprometido em dinamizar as linhas de força que afloram de sua fisionomia. Cada traço e volume da Máscara transformam-se no corpo do ator em peso, ritmo e oposições físicas, produzindo um estilo de jogo com uma qualidade de energia específica.
O Moitará vê a Máscara Teatral como um instrumento inesgotável de pesquisa para o ator, assim, durante anos, o Grupo realizou treinamento sistemático, pesquisando metodologia própria, utilizando vários estilos de Máscara. No estilo Neutra a máscara tem uma fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos, encontrando a essência das ações e das situações. Através do silêncio, ela se relaciona com todo o universo presente.
As abstratas são inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humana, que possibilita ao ator projetar seu corpo no espaço a partir das linhas de força da máscara, criando um jogo com ações amplas, acrobáticas e assimétricas, e com ela, o ator compreende a relação de tempo e espaço, onde o corpo, imerso numa dinâmica, desenha imagens precisas, fazendo a geometria viver a serviço da emoção.
Diferentes da máscara Larvária que são rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas que não permitem a voz, mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Podem ser jogadas tanto pelo lado animal quanto pelo humano. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz.
A expressiva são Máscaras de feições mais elaboradas, com definições de caráter, que traduzem estados de ânimo. Pertencem à categoria das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está implícita na ação física da personagem. Seu jogo é minucioso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra-máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara. Observando a meia-máscara percebe-se que são máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam tipos-fixos, podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do cotidiano.
Outro trabalho são as Máscaras que representar os tipos populares brasileiros. Os atores vão ao encontro da fisicalidade e da vocalidade sugeridas pelas Máscaras, delineando suas características típicas, aprofundando-se no contexto histórico e cultural dos personagens-tipos representados. Máscaras representativas do universo cultural brasileiro. 

Referência 
http://www.grupomoitara.com.br/


Técnica: Giz pastel

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