1. Leia atentamente
as seguintes frases:
1. Para Platão a
filosofia significa “o uso do saber em favor do homem” (Eutidemo);
2. A palavra filosofia
foi criada pelos gregos e significa philos – amor e sophia – sabedoria;
3. Para Descartes a
filosofia é “o estudo da sabedoria” (Princípios da Filosofia)
4. Kant afirmou que a
filosofia é ciência da relação dos conhecimentos, cuja finalidade é a
felicidade. Crítica da Razão Pura.
Para essas
definições, qual a alternativa mais aproximada?
- A filosofia serve apenas para conhecer o mundo
- A filosofia é uma reflexão sobre o bem e o mal.
- A filosofia nada mais é que uma atividade sobre os saberes para beneficiar a humanidade.
- A filosofia significa amor ao saber e não tem função social nenhuma.
- A filosofia estuda apenas teorias abstratas e está distante das pessoas.
2. A filosofia
islâmica, a Escolástica, a Patrística e muito neoplatônicos afirmam que o saber
é um dom divino, uma revelação. Essa certeza é encontrada também na filosofia
oriental e na filosofia Romântica do século XIX e no Espiritualismo do século
XX. Esta investigação filosófica a respeito da origem do saber está inserida em
que área da filosofia?
a) Teoria do
Conhecimento
b) Lógica
c) Filosofia da
Religião
d) Teologia
e) Metafísica
- Dizes uma
verdade.
- Não é, por
conseguinte, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em
parte, a realidade de um ser?
- Sim.
[...] – E é este
então o pensamento que nos guia: durante todo o tempo em que tivermos o corpo,
e nossa alma estiver misturada com essa coisa má, jamais possuiremos
completamente o objeto de nossos desejos! Ora, esse objeto é, como dizíamos, a
verdade.
PLATÃO. Fédon. São Paulo: Nova
cultural, 1987, p. 66-67.
Com base nos textos
e nos conhecimentos sobre a concepção de verdade de Platão, é correto afirmar
que:
a) A verdade reside na
contemplação das sombras, refletidas pela luz exterior e projetadas no mundo sensível.
b) A verdade consiste
na felicidade, e como Deus é o único verdadeiramente fiel, então a verdade
reside em Deus.
c) A principal tarefa da
filosofia está em aproximar o máximo possível a alma do corpo, dessa forma,
obter a verdade.
d) A verdade
encontra-se na correspondência entre um enunciado e os fatos que ele aponta no
mundo sensível.
e) O conhecimento
inteligível, compreendido com verdade, está contido nas ideias que a alma
possui.
4. Como se
caracteriza, acima de tudo, um filósofo no sentido maior
a) Pensador das ideias
filosóficas elaboradas.
b) Criador de novos horizontes
teórico-práticos de sentido crítico em seu contexto histórico.
c) Amante do saber e da
erudição.
d) Pensador da lógica
e de como funciona o conhecimento intelectual.
5. “Desde suas
origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber
normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos.”
Fonte: CORTINA, A.; MATÍNEZ, E. Ética.
Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2000, p. 9.
Com base no texto e
na compreensão aristotélica, é correta afirma que a ética
a) Orienta-se pelo
procedimento de regras universalizáveis, como meio de verificar a correção
ética das normas de ação.
b) Adota a situação
ideal de fala como condição para a fixação de princípios éticos básicos, a
partir a negociação discursiva de regras a serem seguidas pelos envolvidos.
c) Pauta-se pela
teologia, indicando que o bem supremo do homem consiste em atividades que lhe
sejam peculiares, buscando a sua realização de maneira excelente.
d) Contempla o
hedonismo indicando o bem supremo a ser alcançado pelo homem reside na
felicidade e esta consiste na realização de maneira excelente.
e) Baseada no
emotivismo, busca justifica a atividade ou o juízo ético mediante o recurso dos
próprios sentimentos dos agentes, de forma a influir nas demais pessoas.
6. Tais características podem ser relacionadas aos atributos
que caracterizam os humanos, isto é, elementos que nos distinguem dos outros
seres vivos, exceto.
a)
raciocínio complexo.
b)
impulsos instintivos.
c) vida
coletiva (comunidade).
d) transformação do meio natural (trabalho).
e)
linguagem (fala).
Os gregos dos tempos de homéricos relatam a
lenda de Pandora, que, enviada aos homens, abre por curiosidade a caixa de
onde saem todos os males. Pandora consegue fechá-la a tempo de reter a
esperança, a única forma de o homem não sucumbir às dores e o sofrimento da
vida.
Maria Lúcia de Arruda Aranha & Maria
Helena Pires Martins, Filosofando: Um Introdução à Filosofia. Editora
Moderna, p.54
O
texto refere-se ao:
a)
conhecimento filosófico.
b) conhecimento mitológico.
c)
conhecimento científico.
d)
conhecimento do senso comum.
e)
conhecimento artístico.
Antes
de mais nada, a ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa
adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de
curiosidade.Por isso, ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude
científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas
e, em certos casos, afastadas.
São
características do conhecimento científico, exceto:
a) investigação
b) racionalidade
c) experiências
d) curiosidade
e)
dogmas
a) Estava ocupado com
a luta pela vida.
b) Em outros níveis,
tinha alguma reflexão.
c) outra resposta
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São
Paulo: Atual, 1994. O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles,
permite compreender que a cidadania.
A) possui uma
dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos
de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos
tem de trabalhar.
B) era entendida como
uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruta de uma concepção
política profundamente hierarquizada da sociedade.
C) estava
vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava
todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
D) tinha profundas
conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser
dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
E) vivida pelos
atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que
tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
11. Em primeiro lugar, é claro que, com a
expressão “ser segundo a potência e o ato”, indicam-se dois modos de ser muito
diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristóteles, de fato, chama o ser da
potência até mesmo de não-ser, no sentido de que, com relação ao ser-em-ato, o
ser-em-potência é não-ser-em-ato.
REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol.
II. Trad. de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola,
1994, p. 349.
A partir da
leitura do trecho acima e em conformidade com a Teoria do Ato e Potência de
Aristóteles, assinale a alternativa correta.
a) Para Aristóteles, ser-em-ato é o
ser em sua capacidade de se transformar em algo diferente dele mesmo, como, por
exemplo, o mármore (ser-em-ato) em relação à estátua (ser-em-potência).
b) Segundo
Aristóteles, a teoria do ato e potência explica o movimento percebido no mundo sensível.
Tudo o que possui matéria possui potencialidade (capacidade de assumir ou
receber uma forma diferente de si), que tende a se atualizar (assumindo ou
recebendo aquela forma).
c) Para Aristóteles, a bem da
verdade, existe apenas o ser-em-ato. Isto ocorre porque o movimento verificado
no mundo material é apenas ilusório, e o que existe é sempre imutável e imóvel.
d) Segundo Aristóteles, o ato é
próprio do mundo sensível (das coisas materiais) e a potência se encontra
tão-somente no mundo inteligível, apreendido apenas com o intelecto.
12. (Uenp 2011) As
discussões iniciais sobre Lógica foram organizadas por Aristóteles no texto
conhecido como “Organon”, onde o filósofo sistematiza e problematiza
algumas das afirmações que tinham sido feitas pelos pré-socráticos (Parmênides,
Heráclito) e por Platão. Sobre a lógica aristotélica é incorreto afirmar:
a) Aristóteles considera que a
dialética não é um procedimento seguro para o pensamento, tendo em vista
posições contrárias de debatedores, e a escolha de uma opinião contra a outra
não garante chegar à essência da coisa investigada, por isso sugere a
substituição da dialética pela lógica.
b) Entre as principais diferenças que existem entre
a lógica aristotélica e a dialética platônica estão: a primeira é um instrumento
para o conhecer que antecede o exercício do pensamento e da linguagem;
a segunda é um modo de conhecer e pressupõe a aplicação
imediata do pensamento e da linguagem.
c) A
lógica aristotélica é um instrumento para trabalhar os contrários, e as
contradições para superá-los e chegar ao conhecimento da essência das coisas e
da realidade.
d) A lógica aristotélica sistematiza
alguns princípios e procedimentos que devem ser empregados nos raciocínios para
a produção de conhecimentos universais e necessários.
e) Contemporaneamente não se pode
considerar a lógica aristotélica como plenamente formal, tendo em vista que
Aristóteles não afasta por completo os conteúdos pensados, para ficar com
formas vazias (como se faz na lógica puramente formal). Embora tenha avançado
no sentido da lógica formal, se comparada com a dialética platônica, que
dependia absolutamente do conteúdo dos juízos.
13. A
filosofia escolástica, cujo representante maior foi Santo Tomás de
Aquino, autor da Suma Teológica, foi uma tentativa de:
a)
mostrar aos cristãos a necessidade de expulsar os mulçumanos do mundo europeu.
b)
negar o pensamento aristotélico.
c) Harmonizar a razão com a fé.
d)
aniquilar o pensamento teológica.
e)
Tolerar a inquisição.
14. O filósofo grego que maior
influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi:
A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.
a. ( x ) racionalista.
b. ( )
fenomenológica.
c. ( )
teocêntrica.
d. ( )
empirista.
e. ( )
liberal.
a) no hábito.
b) nas ideias.
c) no pensamento.
d) no movimento.
a) ídolos da caverna, do fórum, da arte e da
sociedade.
b) ídolos da caverna, do mundo das ideias, da
tribuna e do teatro.
c) ídolos da tribo; do idioma; da política e da
sociedade.
d) ídolos da caverna, do fórum, do
teatro e da tribo.
18. A afirmação "Penso, logo
existo" inaugura uma nova abordagem filosófica do:
b- hedonismo contemporâneo.
c- estoicismo moderno.
d- subjetivismo
moderno.
e- objetividade cultural.
Assinale a alternativa que
relaciona corretamente as características acima ao respectivo tipo de
argumento.
a. ( ) 1. dedutivo; 2. dedutivo; 3. indutivo; 4. indutivo.
a. ( ) 1. dedutivo; 2. dedutivo; 3. indutivo; 4. indutivo.
b. ( ) 1.
dedutivo; 2. indutivo; 3. indutivo; 4. dedutivo.
c. ( ) 1. dedutivo; 2. indutivo; 3. dedutivo; 4.
indutivo.
d. ( x ) 1. indutivo;
2. dedutivo; 3. dedutivo; 4. indutivo.
e. ( ) 1. indutivo; 2. indutivo; 3. dedutivo; 4.
dedutivo.
20. Descartes empregou um método
universal para o conhecimento. Qual das seguintes alternativas não está de
acordo com o método cartesiano?
a. Nada pode ser
aceito como verdade mesmo quando reconhecido como tal.
b. Deve-se dividir os problemas
em tantas partes quanto possível.
c. A reflexão deve seguir uma
ordem definida, começando com o que for mais simples.
d. Deve-se ter certeza de que
tudo foi examinado, sem omissões.
e. A ordem da reflexão pode ser
inteiramente fictícia.
21. (UEL) É amplamente conhecido,
na história da filosofia, como Descartes coloca em dúvida todo o conhecimento,
até encontrar um fundamento inabalável; uma espécie de princípio de
reconstituição do conhecimento. Neste processo, Descartes elege uma regra metodológica
que o orientará na busca de novas verdades. A regra geral que orientará
Descartes na busca de novas verdades é:
a) a possibilidade do mundo
externo.
b) a possibilidade de unirmos
corpo e alma.
c) a clareza e
distinção.
d) a certeza dos juízos matemáticos.
e) a ideia de que corpo e alma
são entidades distintas.
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ResponderExcluiroi Vilma, tudo bem? a questão 14 esta errada, não está? Pelo que eu sei São Tomas de Aquino teve influencia de Aristóteles e não de Platão... Me corrija de eu estiver errada. Obrigada.
ResponderExcluirEu queria saber outras respostas?
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